atrativos
Atrativos turísticos na região
FEIRA DE ARTESANATO
Praia Grande conta com quatro feiras de artesanato fixas, que oferecem diversos artigos, como acessórios e objetos de decoração, além de pratos típicos, lanches e doces. Abrigam mais de trezentos artesãos comercializando legalmente seus produtos. As feiras funcionam nas praças Portugal (Bairro Guilhermina); Dr. Roberto Andraus (Bairro Ocian), Nossa Senhora de Fátima (Bairro Caiçara) e Carlos Gomes (Bairro Solemar). Funcionam das 13 às 22 horas aos sábados, domingos, feriados e diariamente durante as férias escolares.
FORTALEZA ITAIPU
A construção da Fortaleza de Itaipu, iniciada em 1902, marca o nascimento de Praia Grande. Ela ocupa área privilegiada, de onde é possível visualizar com segurança toda a entrada da Baía de Santos. Mantém sob sua guarda uma das últimas reservas de Mata Atlântica do Estado. A unidade abriga o 2º Grupo de Artilharia Anti-Aérea – Grupo José Bonifácio e Fernando de Noronha. Hoje, mesmo mantendo intensa atividade militar, impulsionado pelo recebimento de armamentos de última geração, a Fortaleza convive em perfeita integração com a natureza e a comunidade local, abrindo suas dependências para eventos, passeios e atividades educativas e culturais. Localiza-se na Avenida Marechal Mallet, s/nº, no Bairro Canto do Forte. As visitas ao local podem ser agendadas pelo telefone 3473-2511.
PRAÇA DA PAZ
Situada no entroncamento das avenidas Brasil e São Paulo, no Bairro Guilhermina, a Praça da Paz é um espaço com sete esculturas assinadas pelo artista plástico Gilmar Pinna e realizadas em aço, carbono e ferro, representando personalidades históricas: SérgioVieira de Melo, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nélson Mandela. Moradores e turistas passeiam ao redor dos jardins e podem entrar nas esculturas, que são ocas. Dentro das estátuas existe uma descrição de cada personagem. Praia Grande tem outras duas esculturas de Gilmar Pinna instaladas na entrada da Cidade: os bustos dos jornalistas Roberto Marinho e Júlio de Mesquita, dispostos na Praça A Tribuna.