atrativos

Atrativos turísticos na região 

FEIRA DE ARTESANATO

Praia Grande conta com quatro feiras de artesanato fixas, que oferecem diversos artigos, como acessórios e objetos de decoração, além de pratos típicos, lanches e doces. Abrigam mais de trezentos artesãos comercializando legalmente seus produtos. As feiras funcionam nas praças Portugal (Bairro Guilhermina); Dr. Roberto Andraus (Bairro Ocian), Nossa Senhora de Fátima (Bairro Caiçara) e Carlos Gomes (Bairro Solemar). Funcionam das 13 às 22 horas aos sábados, domingos, feriados e diariamente durante as férias escolares.

FORTALEZA ITAIPU

A construção da Fortaleza de Itaipu, iniciada em 1902, marca o nascimento de Praia Grande. Ela ocupa área privilegiada, de onde é possível visualizar com segurança toda a entrada da Baía de Santos. Mantém sob sua guarda uma das últimas reservas de Mata Atlântica do Estado. A unidade abriga o 2º Grupo de Artilharia Anti-Aérea – Grupo José Bonifácio e Fernando de Noronha. Hoje, mesmo mantendo intensa atividade militar, impulsionado pelo recebimento de armamentos de última geração, a Fortaleza convive em perfeita integração com a natureza e a comunidade local, abrindo suas dependências para eventos, passeios e atividades educativas e culturais. Localiza-se na Avenida Marechal Mallet, s/nº, no Bairro Canto do Forte. As visitas ao local podem ser agendadas pelo telefone 3473-2511.

PRAÇA DA PAZ

Situada no entroncamento das avenidas Brasil e São Paulo, no Bairro Guilhermina, a Praça da Paz é um espaço com sete esculturas assinadas pelo artista plástico Gilmar Pinna e realizadas em aço, carbono e ferro, representando personalidades históricas: SérgioVieira de Melo, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nélson Mandela. Moradores e turistas passeiam ao redor dos jardins e podem entrar nas esculturas, que são ocas. Dentro das estátuas existe uma descrição de cada personagem. Praia Grande tem outras duas esculturas de Gilmar Pinna instaladas na entrada da Cidade: os bustos dos jornalistas Roberto Marinho e Júlio de Mesquita, dispostos na Praça A Tribuna.

PRAÇA LIONS (BARQUINHO)

Conhecida como Praça do Barquinho, em razão do pesqueiro de madeira, em tamanho natural, instalado sobre espelho d’água, a Praça Lions, na praia do Bairro Guilhermina, presta homenagem ao primeiro clube dessa entidade em Praia Grande e também à atividade comercial inicial do Município, a pesca. No local, há um portal alvenaria de estilo mouro, que dá acesso ao barco e a um chafariz. Pintado de branco, vermelho e azul, a embarcação recebeu o nome de Praia Grande. Em seu entorno, jardim com palmeiras trazidas das Ilhas Canárias e coqueiros, além de vasos de barro. Na década de 30 havia uma vila de pescadores no trecho compreendido entre a igreja de Santo Antonio no Boqueirão até o Bairro Canto do Forte. Eles praticavam a pesca de arrastão, onde as redes eram puxadas por tração animal ou pelos próprios pescadores. Foi urbanizada em 1999 em parceria com pescadores praiagrandenses, doadores do barquinho que se encontra no centro da piscina e ao lado do belo jardim.
texto: http://www.praiagrande.sp.gov.br/turismo_n/pontos_turisticos.asp

© 2020 por Pan360. Orgulhosamente de Praia Grande